Home » Notícias do Chuí

Projeto que autoriza Free Shops nos municípios de fronteira é aprovado pelo Senado‏

setembro 13, 2012 Notícias do Chuí No Comments

O projeto de lei (PLC 11/2012) que autoriza a instalação de lojas francas nos municípios de fronteira, permitindo a venda de mercadoria nacional ou estrangeira, nos municípios caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira, foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (12). A matéria foi relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que defendeu a aprovação na tribuna do Senado.

O projeto retorna agora à Câmara dos Deputados, onde será votado em Plenário, e depois segue para sanção presidencial e regulamentação do Governo e da Receita Federal. Entre as alterações feitas está a retirada do artigo que prevê a adoção do Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN), o qual prevê a restituição de impostos ao turista estrangeiro antes de sua volta a seu país.

Na tribuna, durante apresentação do seu parecer, a senadora Ana Amélia destacou o esforço do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), do líder do governo, senador Eduardo Braga, do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), além de ressaltar a compreensão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do secretário executivo Nelson Barbosa, para que ocorresse um acordo pela aprovação do projeto. Ressaltou também o trabalho do deputado estadual Frederico Antunes e das lideranças dos municípios gaúchos que estiveram em Brasília em três oportunidades para acompanhar a votação em caráter final nos últimos 45 dias.

Ao destacar a importância da aprovação do projeto, Ana Amélia afirmou que muitas cidades fronteiriças sofrem concorrência desleal por não contarem com as lojas francas, já existentes nas cidades dos países vizinhos.

- No Rio Grande do Sul, se você atravessar uma rua, vai ver a diferença do lado uruguaio, onde as cidades estão crescendo e as nossas empobrecendo, fechando lojas, empregos. Não há uma política de desenvolvimento para as cidades da região de fronteira e esse projeto é fundamental – avaliou a senadora.

No Brasil, 28 municípios serão contemplados. Dez deles no Rio Grande do Sul: Chuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Quarai, Aceguá, São Borja, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier e Barra do Quarai.

Apoio

Vários parlamentares de outros estados que possuem municípios contemplados manifestaram apoio ao projeto durante a votação em Plenário. De Rondônia, os senadores Ivo Cassol (PP) e Tomás Correia (PMDB). Do Amazonas, o líder Eduardo Braga (PMDB). Do Amapá, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL). Do Mato Grosso do Sul, o senador Waldemir Moka (PMDB). De Roraima, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB) E Romero Jucá (PMDB). Do Acre, o senador Sérgio Petecão (PSD).

Regulamentação

A senadora lembrou que o projeto autoriza o Poder Executivo a instalar as lojas francas e caberá à Receita Federal e aos demais órgãos competentes estabelecer a regulamentação do funcionamento das lojas francas.

Créditos: Renan Arais

Notícias Relacionadas:

PF prende traficante no Chuí

outubro 20, 2014

Chuí/RS: A Polícia Federal cumpriu na última sexta-feira, 17 de outubro, cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual, em vários pontos de venda de entorpecentes no centro da cidade e na vila Toquinho. Policiais federais identificaram locais de possíveis pontos de tráfico e deflagraram a ação em conjunto com a Brigada Militar.… Continuar Lendoo

PF conclui investigação de extração mineral ilegal no Chuí

maio 28, 2014

Santa Vitória do Palmar/RS – A Polícia Federal encerrou, nesta terça-feira (27/05), o Inquérito Policial instaurado para investigar o crime de extração mineral ilegal, onde evitou-se a a retirada clandestina de aproximadamente 350 mil m³ de areia no Chuí. A investigação policial durou quase sete meses e resultou no indiciamento de quatro responsáveis pelos crimes,… Continuar Lendoo

Prefeito do Chuí recebe manifestantes

junho 27, 2013

Prefeito do Chuí recebe manifestantes

A comunidade do município do Chuí, também manifestou as suas inconformidades em uma manifestação, que percorreu as ruas da cidade, a câmara de vereadores e a prefeitura foram um dos locais visitados, onde os manifestantes entregaram reivindicações ao prefeito Renato Martins, que prontamente recebeu e ouviu os mesmos. Foto: Jeferson Pereira.

Dois acidentes envolvendo motoqueiros na fronteira em menos de 24 horas

maio 30, 2013

Na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, um acidente envolvendo um veículo Corolla com placas de Santa Vitória do Palmar e uma motocicleta, placas uruguai, ocorrido na avenida Brasil, no Chuy-Uruguai, próximo a casa de câmbio Gales, o condutor da motocicleta foi conduzido por uma equipe de socorristas do Uruguai. Na tarde do dia 29… Continuar Lendoo

Vice-prefeito assume Secretaria da Educação do Município do Chuí.

maio 13, 2013

Vice-prefeito assume Secretaria da Educação do Município do Chuí.

O vice-prefeito do município do Chuí, Flávio Gilberto Cruz Pereira estará assumindo a pasta da Secretaria de Educação do município, a pedido do prefeito Renato Martins. O vice-prefeito assume a secretaria após o pedido de afastamento por parte do secretário que ocupava o cargo, professor Rudimar Pereira. Esta medida irá trazer uma economia aos cofres… Continuar Lendoo

Confira AO VIVO

Chuí

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Santa Vitória do Palmar

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Enquete:

O que você achou do novo site?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Compras Coletivas

Você gostaria de um site de compras coletivas em Santa Vitória?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Calendário

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930