Home » Câmara de Vereadores de SVP

Repercussão Positiva: Trânsito de equinos para rodeios e festas campeiras está liberado sem GTA

junho 12, 2013 Câmara de Vereadores de SVP No Comments

O decreto estadual 50.392/2013, assinado pelo governador Tarso Genro, e que entrou em vigor nesta terça-feira, dia 11, suspende até 31 de dezembro deste ano a multa para os cavalos transportados sem Guia de Trânsito Animal (GTA). O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) comemora esta decisão, uma vez que a medida atende as reivindicações dos criadores destes animais e dos tradicionalistas.

Afonso Hamm ao receber a reivindicação dos tradicionalistas e organizadores de eventos marcou audiência com o secretário de estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, para tratar do assunto. Durante audiência, realizada na segunda-feira, dia 10, o parlamentar estava acompanhado dos tradicionalistas e organizadores de rodeios, Renato Portela e Xiru Azambuja, que também representou a Associação/Sindicato Rural de Bagé.

Na oportunidade, o secretário anunciou a nova medida, que modifica o decreto 50.072/2013, em vigor desde o dia 1º de maio e suspende a emissão de multas aos criadores de cavalos que não tiverem com GTA para o trânsito dos animais que participarem de rodeios e eventos campeiros. A GTA será exigida apenas nos casos de comercialização dos animais e trânsito interestadual dos cavalos. “Trata-se de importante decisão uma vez que o cavalo, além de ser um símbolo oficial do Rio Grande do Sul e de muitos eventos que promovem a cultura gaúcha é o meio de transporte de muitos criadores que não são produtores rurais”, observa o deputado ao assinalar que esta decisão garante a participação do gaúcho a cavalo nos maios diferentes rodeios e festas campeiras no Rio Grande do Sul.

Exame de Anemia Infecciosa

Durante a reunião, também foi reivindicada a ampliação do prazo de obrigatoriedade da realização do exame de anemia infecciosa, que o mesmo Decreto Estadual nº 50.072, determina que os exames são válidos apenas por 60 dias. “Estamos solicitando o estabelecimento de um novo prazo de validade, para seis meses, com o propósito de que os criadores não tenham muitas despesas e possam realizar suas atividades”, destacaram Portela e Xiru.

Conforme o secretário, em julho será iniciado o inquérito para avaliar a presença da doença no Estado. Até o final do ano, os resultados serão conhecidos; com os dados, será possível avaliar se os testes para anemia poderão ser adiados para seis meses.

Foto: Jornalista responsável – Márcia Godinho Marinho

Notícias Relacionadas:

Transmissão da Sessão Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar – 30/03/2017

março 30, 2017

ABHB – Santavitoriense é o novo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford

abril 4, 2015

ABHB – Santavitoriense é o novo presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford

No último dia 31 de março de 2015, foi eleito por unanimidade e em chapa única, a nova Diretoria da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Luciano Augusto Sperotto Terra, sócio proprietário da Estância Tamanca de Santa Vitória do Palmar, foi eleito como Presidente da entidade para um mandato de 3 anos. Entre os objetivos… Continuar Lendoo

Presidente do Poder Legislativo participa de ato de assinatura de projeto social

janeiro 16, 2015

Presidente do Poder Legislativo participa de ato de assinatura de projeto social

O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Volmair Barreto, esteve presente ao ato de assinatura do termo de Cooperação e Desenvolvimento do Plano de Trabalho do Projeto Social “Centro de Empreendedorismo Comunitário”, firmado quinta-feira (15/01), entre a Prefeitura Municipal e a Eletrosul. Na foto, Eduardo Corrêa Morrone, Jorge Dimer e Vereador Volmair Barreto.

Transmissão Remate das Estâncias Mauá e Charrua

novembro 4, 2013

http://jornalomomento.org/massive/2013/11/19-hrs-transmissao-remate-das-estancias-maua-e-charrua/

Sucesso define a feira de terneiros de outono das raças Hereford e Braford de Santa Vitória do Palmar (RS)

abril 22, 2013

Sucesso define a feira de terneiros de outono das raças Hereford e Braford de Santa Vitória do Palmar (RS)

O Núcleo Fronteira Sul de Hereford e Braford, juntamente com o Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, promoveram na sexta feira dia 19 de abril, a primeira feira de terneiros 100% certificados das raças Hereford e Braford do Brasil. Considerado um dos maiores remates de animais certificados da América Latina. Mais de 900 animais… Continuar Lendoo

Confira AO VIVO

Chuí

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Santa Vitória do Palmar

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Enquete:

O que você achou do novo site?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Compras Coletivas

Você gostaria de um site de compras coletivas em Santa Vitória?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Calendário

junho 2013
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930