Home » Notícias de Santa Vitória

Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade Acessibilidade

setembro 23, 2015 Notícias de Santa Vitória 1 Comment

Pois bem, então… Zé do Pedal não esmoreceu e chegou com toda energia, para FALAR em ACESSIBILIDADE. Empurrando uma cadeira de rodas, cruzando o Brasil, percorrendo vinte estados, em um ano, seis meses e onze dias, milhões de passos… ele não CANSOU, saiu de Uiramutã falando em ACESSIBILIDADE e chegou ao Chuí falando em: ACESSIBILIDADE.

IMG_9971 Zé do Pedal deu “início ao fim de sua jornada”, ao dar seu primeiro passo no atravessar a “linha” de limite das divisas dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, na reserva ecológica do Taim, de lá pra cá a certeza de que sua “Cruzada pela acessibilidade” estava sendo concretizada, e nela representada por aproximadamente 24%, (45,6 milhões de pessoas), portadoras de necessidades especiais, e de alguns poucos que lutam pela causa em nosso Brasil. IMG_9600No caminho a solidariedade acompanhou José Castro, 58 anos, ativista que recorreu o mundo por várias vezes e sempre por causas humanitárias das mais diversas, Zé do Pedal recebeu a cordialidade e a recepção já no final da reserva ecológica do Taim, em uma breve visita na casa do Senhor Lineu Laforett Padilha, onde, acompanhado de sua esposa, mantiveram um diálogo sobre sua trajetória e de contrapartida, claro, ficou sabendo das cavalgadas e da cultura dos gaúchos, assunto pertinente, pois em plena semana farroupilha, além de ser apresentado para o símbolo da centelha da chama crioula, que seu Padilha mantém acessa como respeito e amor a tradição em sua propriedade rural. Posteriormente a pernoite foi no hotel da Granja mangueira, com a cordialidade da Luciana, ainda, em (16/09), data de seu ingresso ao município dos mergulhões. Já na manhã seguinte ao alvorecer Zé do Pedal ruma pela BR 471, recebendo o carinho e o reconhecimento por sua caminhada, por todos que passam por ele no caminho. Com passos fortes e determinados, rumando para o extremo sul. IMG_9637Ao entardecer do dia (17/09), o ativista mineiro é recebido pelo presidente do Lions Club, Pedro Arício Ribeiro Souza e por nossa reportagem, na porteira da Estância Quero-quero, e mais uma vez a cordialidade se faz presente na pessoa do responsável pelo estabelecimento rural, Cláudio Molina e sua família para uma pousada à noite, no galpão da estância ao redor do fogo, muitas estórias das andanças pelo mundo contadas pelo Zé do Pedal.

No dia 18/09, Zé do Pedal, segue trafegando o acostamento da rodovia que por certas vezes precários, para uma caminhada com uma cadeira de rodas, desgastada pelos mais de 10.700 quilômetros, segue determinado e focado na sua jornada. Aproximadamente 17 horas, o mesmo ingressa na Escola Municipal Fernando Ferrari, onde é recebido pelo calor dos abraços das crianças que o aguardavam no pátio da escola acompanhado de seus professores, às 17 horas o ativista ingressa ao trevo de acesso de Santa Vitória do Palmar, onde, recebe a bandeira do Brasil, e percorre a principal rua de acesso a cidade, escoltado pelos cavalarianos Roberto Cardoso Netto, empunhando a bandeira do estado do Rio Grande do Sul e Ademir Alaerte Cabral, conduzindo a bandeira da cidade. No trajeto alunos das escolas e a comunidade recebe o ativista com manifestações de carinho e amizade para o hospede oficial do município. Zé do Pedal é recebido à noite, na residência da família de Tono Acosta, onde, estivera há 30 anos, em outra passagem pelo município, quando fez a volta ao mundo em uma bicicleta.
IMG_0036Já no dia 19 de setembro, o ativista José Castro, visitou o complexo eólico Campos Neutrais, e a praia do Hermenegildo. IMG_0039Na primeira hora da tarde, Zé do Pedal participou do programa Conexão América, apresentado por Ricardo Norton, com a presença do prefeito municipal Eduardo Morrone e do Sr. Pedro Souza, presidente do Lions Club local, onde, Zé do Pedal apresentou seu propósito para a comunidade e ressaltou da importância de todos em envolver-se pela causa da acessibilidade, tendo como principal foco de que cada cidadão e cidadã ofereça a acessibilidade nas calçadas de suas residências e no comércio em geral. O prefeito municipal consciente dos problemas enfrentados pelas pessoas que necessitam de acessibilidade frisou da importância do trabalho do Zé do Pedal e manifestou que a prefeitura já começou um trabalho de acessibilidade na pavimentação de algumas ruas da cidade, onde, as calçadas também estão sendo feitas com as guias de acessibilidade. O presidente do Lions no uso da palavra manifestou também a recepção do companheiro, já que Zé do Pedal é vice-presidente do Lions em Viçosa – Minas Gerais, e falou das atividades da entidade em prol das diversas necessidades e anseios dos mais necessitados. IMG_0217Na noite do dia 19, Zé do Pedal, foi recebido por companheiros do Lions, onde, em uma recepção formal conheceu os integrantes e as atividades realizadas em nossa região. Encerrou a noite no Centro de Tradições Gaúchas Rodeio dos Palmares, onde foi conhecer a manifestação cultural dos gaúchos, assistindo as apresentações de grupos de danças e encenações de outrora que fazem parte da tradição do estado e que são cultivados até hoje nas comemorações e festejos da Semana Farroupilha.

IMG_9712No dia, 20 de setembro data “máxima” dos gaúchos, e que se comemora o término das festividades, Zé do Pedal participou do desfile conduzindo a cadeira e a bandeira do Lions, com a companhia de cadeirantes, alunos de inclusão, e de entidades, como Ecoterapia, CRAEE, APAE e Secretária Municipal de Educação. Ao meio dia Zé do Pedal marcou presença na sede campeira do CTG Rodeio dos Palmares, onde se reuniu com o Prefeito Municipal Eduardo Morrone, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo Néri Mirapalhete e a secretária de planejamento Dulce
Moreira e Kátia Durte assessora da SECTUR.
No dia 21, Zé do Pedal, visita o escritório da Eletrosul, sendo recebido pelo gerente CRSVP, Jorge Henrique Dimer, também faz uma breve visita as dependências da APAE, e, é recebido com carinho pelos alunos.
Às 10 horas, DSC_0031no gabinete do prefeito de Santa Vitória do Palmar, Zé do Pedal entrega a Eduardo Morrone e ao presidente da Câmara Municipal, Volmair Barreto, Projeto-Lei de Criação do Conselho dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. DSC_0051Após a cerimônia desloca-se, para o loteamento José Henrique Martins e junto com o prefeito e autoridades presentes planta um pé de palmeira, (árvore símbolo do município), no bairro modelo de acessibilidade, em comemoração ao dia da árvore e ao dia Nacional da Acessibilidade, presença também dos alunos e professores da APAE.
Às 13 horas, Zé do Pedal desloca-se empurrando sua cadeira de rodas para o trevo da cidade, onde, no espaldar da mesma leva três palavras: “igualdade, dignidade e respeito”, três sentimentos que todo o ser humano deveria possuir, perante o próximo e os que necessitam de acessibilidade. Rumando para o sul 20 quilômetros muita chuva, vento forte e faltando poucos quilômetros de sua chegada uma chuva de granizo, mas para Zé do Pedal apenas mais uma “chuvinha”, seu semblante o sorriso e a certeza de estar mais uma vez chegando ao “final” de mais uma caminhada, e o início de uma luta pela causa que atinge milhares de brasileiros e pessoas pelo mundo inteiro, às 17 horas Zé do Pedal como sempre com passos determinados e firmes desponta no horizonte, para seu últimos passos dos 15 milhões que eram no começo, recepcionado pela comunidade, autoridades e imprensa, na praça 22 de outubro. Zé do Pedal, DSC_0351 dirige-se ao cidadão chuiense Cláudio Renato Estreito, portador de necessidades especiais, abraça-o em sua cadeira de rodas, e, em um gesto emocionante tira suas luvas (que foram empunhadas por todo o trajeto), e as presenteia a o cadeirante, ainda em um misto de alegria e emoção José Castro (Zé do Pedal), ergue ao som do Hino brasileiro a bandeira do estado do Rio Grande do Sul, DSC_0422descerra junto com o prefeito Renato Martins uma placa com a seguinte mensagem: “A PREFEITURA MUNICIPAL DO CHUI AGRADECE AO AMIGO JOSÉ CASTRO “ZÉ DO PEDAL”, POR SUA ENRIQUECEDORA CONTRIBUIÇÃO ÀS NOSSAS VIDAS ENSINANDO A SUPERAR NOSSAS LIMITAÇÕES., QUEBRAR BARREIRAS E A VENCER DESAFIOS…”, DSC_0512assim como em Santa Vitória do Palmar, Zé do Pedal e o Prefeito Municipal do Chuí, plantam uma palmeira, ainda no mesmo ato o Lions Club do Chuy/Uruguai, presta uma homenagem ao ilustre visitante.
DSC_0066Na Câmara de vereadores, às 19 horas o ativista José Castro, se fez presente, onde a convite da presidenta Valdaci Padão Campos, compôs a mesa para ser homenageado e recepcionado por todos os edis, que usaram a palavra cumprimentando o ativista e apoiando a causa que ele “abraçou”, no ato Zé do Pedal entregou ao Prefeito Municipal e a Presidenta do Poder Legislativo o Projeto-Lei de Criação do Conselho dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. Em seu discurso Zé do Pedal agradeceu e emocionado falou sobre sua trajetória e da importância da acessibilidade para toda a comunidade, “Conhecemos também quem são os que mais sentem a falta de uma política pública em relação à acessibilidade: a pessoa com deficiência, idosos, gestantes, mães com crianças no colo ou em carrinhos de bebês. Ou seja: pessoas que temporária ou permanentemente tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo.” ao final de seu discurso: “Quanto a mim, continuarei caminhando. Pois enquanto houver em meu país uma barreira impedindo o livre ir e vir de todos seus cidadãos. Terei motivos de sobra para dar uma passo a mais”. A presidenta da casa pediu para que o cadeirante Cláudio Renato Estreito, realiza-se a entrega do certificado de reconhecimento, em nome de toda comunidade chuiense para o ativista. A Presidenta da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços, Tereza Rodrigues Teixeira, entregou uma placa em homenagem ao ativista por sua luta da acessibilidade.
No dia 22 de setembro Zé do Pedal visitou a Barra do Chuí, encerrou sua visita a nossa região, onde foi nos pontos extremos e visitou o primeiro Farol do Brasil, e também o Ateliê do artista plástico Hamilton Coelho.
Assim, JOSÉ GERALDO DE SOUZA CASTRO – ZÉ DO PEDAL – Encerra seu projeto “Extremas Fronteiras Barreiras Extremas” – Cruzada pela Acessibilidade.

IMG_9957
IMG_0186
IMG_0166
IMG_0194
IMG_0144

“Um grande desafio: Conscientizar o povo brasileiro a ter mais respeito com as pessoas deficientes”. Zé do Pedal.

“FELIZ DIA!”

Obrigado Zé do Pedal, a Sociedade agradece este importante passo pela causa da ACESSIBILIDADE.

IMG_9940

Antonio Ferrari / Jornal O Momento
Fotos: Wender Duarte / JM.

Apoio em Santa Vitória do Palmar e Chuí:
Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar.
Prefeitura Municipal do Chuí.
Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar.
Câmara de Vereadores de Chuí.
Secretaria Municipal de Esporte, cultura e Turismo de Santa Vitória do Palmar
Secretaria Municipal de Turismo do Chuí
Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar
Lions Club Santa Vitória do Palmar; Lions Club Chuy; CTG Rodeio dos Palmares; Ecoterapia, CRAE e APAE de Santa Vitória do Palmar; Jornal O Momento; Jornal Liberal; Jornal O Vitoriense; Rádio América; Rádio Cultura; Rádio Palmares; Programa Ricardo Norton – Conexão América; Estância Quero Quero – Cabanha Molina; Lineu Laforett Padilha; Ari Souza; Honda Santa Vitória; Loja República; Loja Por Menos / Vagner Lucero; Ikoporã; Corsan e Brião Distribuidora de Gás e água.
E toda a comunidade que abraçaram esta causa seja com um aplauso, um gesto, um copo de água ou apenas um SORRISO.

Amigos e empresas que colaboram com o projeto: Ângelo Chequer, Interminas, Abrozza Confecções, Bulk Jet, Sup. Amantino, CEMIG, Mundial Parque Hotel, A Mundial Calçados.

Notícias Relacionadas:

Sessão Ordinária Câmara de vereadores do Chuí – 25-09-2017-19 h

setembro 25, 2017

Sessão Ordinária Câmara de vereadores do Chuí – 18-09-2017-19 h 2

setembro 18, 2017

INFORMATIVO IIIª CUR – CASSINO ULTRA RACE.

setembro 18, 2017

INFORMATIVO IIIª CUR – CASSINO ULTRA RACE.

). A CASSINO ULTRA RACE III EDIÇÃO/ OF, sendo a maior ultra maratona de praia do mundo 230 K a realizar-se dias 21 a 24 de Setembro de 2017, com largada da barra de Rio Grande as 15:30 Horas do dia 21/09/17 e chegada na barra do Chuí/ Santa Vitoria do Palmar/RS. O encerramento e… Continuar Lendoo

INFORMATIVO – 30 anos Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Aricio de Souza

setembro 18, 2017

INFORMATIVO – 30 anos Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Aricio de Souza

Sessão Ordinária Câmara de vereadores do Chuí – 18-09-2017-19 h

setembro 18, 2017

Confira AO VIVO

Chuí

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Santa Vitória do Palmar

Para melhor visualização, acesse a página de nossas Transmissões

Enquete:

O que você achou do novo site?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Compras Coletivas

Você gostaria de um site de compras coletivas em Santa Vitória?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Calendário

setembro 2015
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930